Segurança Operacional

Costa do Sol Acesso Relprev

A segurança de nossas operações

E o nosso maior valor e a absolutamente a prioridade número um da empresa. O sucesso das nossas operações dependem diretamente da segurança operacional.

Todos os tripulantes da Costa do Sol são submetidos a um programa de treinamento anual, onde são realizados voos em simuladores, Loft, CRM, treinamento de emergências gerais, além de simulados de emergência e de seminários de segurança de voo. As equipes de manutenção, nas cidades de Macaé e Carauari, são da mesma, forma permanentemente treinadas e atualizadas para atender aos elevados padrões da indústria aeronáutica brasileira e da ANAC, além dos vários programas de treinamento dos fabricantes de aeronaves.

Gerenciamento de Riscos
As operações aéreas da Costa do Sol são realizadas levando-se em consideração o controle do risco associado às operações de maneira que estes riscos sejam reduzidos a um mínimo aceitável. O processo de gerenciamento do risco operacional é realizado da seguinte forma: identificação dos perigos, classificação dos perigos, análise dos riscos associados aos perigos, elaboração e implantação de barreiras e de controles.

A Costa do Sol possui sistema de registro de ocorrências RELPREV, sistema “web” online, que objetiva e possibilita o registro por qualquer pessoa a qualquer tempo o relato de alguma ocorrência observada em voo ou não, com as nossas aeronaves.

HFDM - Helicopter Flight Data Monitoring
As aeronaves da Costa do Sol estão equipadas com um moderno sistema de monitoramento de parâmetros de voo (HOMP), cujo objetivo é a gravação e registro dos dados de voo das aeronaves. O processo de monitoramento dos dados de voo é um elemento de grande importância no Sistema de Gerenciamento do Risco e da Segurança Operacional da empresa, uma vez que possibilita leitura e análise dos parâmetros de voo observados. Dessa forma é possível perceber antecipadamente, uma tendência de desgaste de um componente específico, antes que este venha a falhar, além do que, está também diretamente relacionado a questão de desvios operacionais dos tripulantes em voo.

Fluxo HFDM